O texto descritivo é marcado pela proposta de ser um retrato das pessoas, de objetos ou de cenas. Esse tipo de texto é uma espécie de fotografia do objeto descrito e, além das características físicas, o leitor é incitado a compreender por meio do uso de todos os sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. Conforme o que será descrito, o leitor é levado a compreender também as características psicológicas e interiores do objeto.
É imprescindível que o leitor tenha o máximo de informações possíveis sobre o objeto descrito e não, somente, a enumeração de características. Ou seja, quem vai descrever deve esgotar o objeto, mas manter a coerência.
Sequência descritiva
·
É
preciso usar substantivos que permitem a identificação de traços do que é
descrito.
·
O
objeto é descrito por adjetivos e locuções adverbiais com a função de adjunto
adnominal ou predicativo
Exemplo:
Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava
sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam,
por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele
quisesse ir à alma da pessoa ou da cousa que fixava. Contudo, sempre os trazia
baixos, como se se guiasse pela ponta do cavanhaque que lhe enfeitava o queixo.
Vestia-se sempre de fraque, preto, azul, ou de cinza, de pano listrado, mas
sempre de fraque, e era raro que não se cobrisse com uma cartola de abas curtas
e muito alta, feita segundo um figurino antigo de que ele sabia com precisão a
época.
(O
Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, 1915)
Use adjetivos
para detalhar o objeto descrito
O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas
inteiriças, altas e abruptas. Assoberba
os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos
das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar
para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo
que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem
da primitiva
grandeza afastando-o consideravelmente
para o interior.
(Os
Sertões, Euclides da Cunha, 1902)
Demonstre o
objeto descrito com o uso verbos de ligação
Exemplo:
Era possível saber sua idade, sua procedência, sua história".
(A
Guerra do Fim do Mundo, Mário Vargas Llosa, 1982)
Procure usar os verbos no pretérito imperfeito e no presente do indicativo para descreve cenas
Exemplo:
Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação.
(Clarisse Lispector, Amor, 1982)
Empregue metáforas e comparações que permitem ao interlocutor ter mais elementos para elaborar a imagem mental do que é descrito
Exemplo:
Os gestos, calmos, soberanos, eram de um rei — o autocrata excelso dos silabários; a pausa hierática do andar deixava sentir o esforço, a cada passo, que ele fazia para levar adiante, de empurrão, o progresso do ensino publico; o olhar fulgurante, sob a crispação áspera dos supercílios de monstro japonês, penetrando de luz as almas circunstantes — era a educação da inteligência; o queixo, severamente escanhoado, de orelha a orelha,lembrava a lisura das consciências limpas — era a educação moral.
(O Ateneu, Raul Pompéia, 1888)