terça-feira, 19 de setembro de 2017

O texto descritivo é marcado pela proposta de ser um retrato das pessoas, de objetos ou de cenas. Esse tipo de texto é uma espécie de fotografia do objeto descrito e, além das características físicas, o leitor é incitado a compreender por meio do uso de todos os sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. Conforme o que será descrito, o leitor é levado a compreender também as características psicológicas e interiores do objeto.
É imprescindível que o leitor tenha o máximo de informações possíveis sobre o objeto descrito e não, somente, a enumeração de características. Ou seja, quem vai descrever deve esgotar o objeto, mas manter a coerência.



Sequência descritiva

 

·         É preciso usar substantivos que permitem a identificação de traços do que é descrito.
·         O objeto é descrito por adjetivos e locuções adverbiais com a função de adjunto adnominal ou predicativo


Exemplo:
Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da cousa que fixava. Contudo, sempre os trazia baixos, como se se guiasse pela ponta do cavanhaque que lhe enfeitava o queixo. Vestia-se sempre de fraque, preto, azul, ou de cinza, de pano listrado, mas sempre de fraque, e era raro que não se cobrisse com uma cartola de abas curtas e muito alta, feita segundo um figurino antigo de que ele sabia com precisão a época.
(O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, 1915)

 


Use adjetivos para detalhar o objeto descrito

O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.
(Os Sertões, Euclides da Cunha, 1902)

 

 

Demonstre o objeto descrito com o uso verbos de ligação


Exemplo:
Era possível saber sua idade, sua procedência, sua história".
(A Guerra do Fim do Mundo, Mário Vargas Llosa, 1982)


Procure usar os verbos no pretérito imperfeito e no presente do indicativo para descreve cenas

Exemplo:
Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação.
(Clarisse Lispector, Amor, 1982)

Empregue metáforas e comparações que permitem ao interlocutor ter mais elementos para elaborar a imagem mental do que é descrito

Exemplo:
Os gestos, calmos, soberanos, eram de um rei — o autocrata excelso dos silabários; a pausa hierática do andar deixava sentir o esforço, a cada passo, que ele fazia para levar adiante, de empurrão, o progresso do ensino publico; o olhar fulgurante, sob a crispação áspera dos supercílios de monstro japonês, penetrando de luz as almas circunstantes — era a educação da inteligência; o queixo, severamente escanhoado, de orelha a orelha,lembrava a lisura das consciências limpas — era a educação moral.
(O Ateneu, Raul Pompéia, 1888)