ESCOLA MUNICIPAL PROF. DIÓGENES VINHAES
_______ unidade
Nome(s)_____________________________________________________
Prof: ____________
Série: ____ano (A) (B) Turno: ________________
Estágio: _____ (A) (B) Turno: ________________
ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME
Data:
_____/______/______
2. FICHA
TÉCNICA SOBRE O FILME:
Título do
filme: ________________________________________________________
Atores
principais: ______________________________________________________
Direção:
________________________________ Produção: ____________________
Ano:
___________________________________ Duração: _____________________
3. GÊNERO
DO FILME:
( )
Histórico
( ) comédia
( ) ficção
( ) romance
( ) animação
( ) documentário
( )
drama
( ) suspense
( ) ação
( ) outros
4. A
LINGUAGEM: ( ) formal ( ) informal
5. GRAU
DE ENTENDIMENTO: ( ) fácil ( ) razoável ( ) difícil
6. SOBRE O FILME: - Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M
(médio), F (fraco) de acordo com o seu PONTO DE VISTA:
Música (
) O ( ) B ( ) M ( ) F
Fotografia ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Cenários ( ) O ( ) B
( ) M ( ) F
Efeitos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Diálogos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Enredo ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
7. TEMAS
ABORDADOS:
( ) Culturais
( ) Científicos
( ) Políticos
( )Religiosos
( )
Psicológicos
( )Outros:
Relate neste espaço ______________________ , ______________________.
8. ENREDO
(SÍNTESE) :
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
9. IDÉIA CENTRAL DO FILME:
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
10. CENA QUE LHE CHAMOU MAIS ATENÇÃO. JUSTIFIQUE:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
11.
CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
12.
RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
13.
AVALIAÇÃO FINAL DO FILME - ( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular
14.
COMETÁRIOS E/OU SUGESTÕES:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Auxílio
para preenchimento:
Enredo: é
o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de
criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é,
podemos dizer, o
esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar
dos acontecimentos.
Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da
narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:
•
Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
• Quebra
da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
•
Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra
a
estabilidade
de personagens e acontecimentos
• Clímax
- ponto de maior tensão na narrativa.
• Epílogo
- solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.
SINOPSE – visão geral, breve relato,
síntese.
Escritores da Liberdade
Título Original: Freedom
Writers
Elenco:Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April L. Hernandez Direção: Richard LaGravenese Gênero: Drama – Duração: 122 minutos Estréia: 2007 |
Sinopse
Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante
história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade,
e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando
vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora
Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula
faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias
histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente
indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas
e mudar seu mundo. Ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo
no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.
Fonte:
http://interfilmes.com/filme_16856_Escritores.da.Liberdade-28Freedom.Writers%29.html