domingo, 14 de maio de 2017


ESCOLA MUNICIPAL PROF. DIÓGENES VINHAES
_______ unidade
Nome(s)_____________________________________________________
Prof: ____________
Série: ____ano  (A) (B)  Turno: ________________ 
Estágio: _____ (A) (B)   Turno: ________________



ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME


Data: _____/______/______



2. FICHA TÉCNICA SOBRE O FILME:

Título do filme: ________________________________________________________
Atores principais: ______________________________________________________
Direção: ________________________________ Produção: ____________________
Ano: ___________________________________ Duração: _____________________


3. GÊNERO DO FILME:
( ) Histórico 
( ) comédia
( ) ficção 
( ) romance 
( ) animação 
( ) documentário 
( ) drama 
( ) suspense 
( ) ação 
( ) outros


4. A LINGUAGEM: ( ) formal ( ) informal


5. GRAU DE ENTENDIMENTO: ( ) fácil ( ) razoável ( ) difícil


6. SOBRE O FILME: - Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu PONTO DE VISTA:
Música ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Fotografia ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F 
Cenários ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F 
Efeitos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F 
Diálogos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F 
Enredo ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F


7. TEMAS ABORDADOS: 
( ) Culturais 
( ) Científicos 
( ) Políticos 
( )Religiosos 
( ) Psicológicos
( )Outros:
Relate neste espaço ______________________ , ______________________.


8. ENREDO (SÍNTESE) :
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


9. IDÉIA CENTRAL DO FILME:
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

10. CENA QUE LHE CHAMOU MAIS ATENÇÃO. JUSTIFIQUE:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

11. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


12. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


13. AVALIAÇÃO FINAL DO FILME - ( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular


14. COMETÁRIOS E/OU SUGESTÕES:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:

• Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
• Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
• Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a

estabilidade de personagens e acontecimentos
• Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
• Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.



SINOPSE – visão geral, breve relato, síntese. 


Escritores da Liberdade
Título Original: Freedom Writers
Elenco:Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April L. Hernandez
Direção: Richard LaGravenese
Gênero: Drama – Duração: 122 minutos
Estréia: 2007

Sinopse
Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Fonte: http://interfilmes.com/filme_16856_Escritores.da.Liberdade-28Freedom.Writers%29.html