terça-feira, 5 de setembro de 2017

SOMOS O QUE COMEMOS


Na hora de comer, COMER bem


Uma alimentação saudável requer uma série de mudanças em nossos padrões alimentares a fim de nos garantir uma melhor qualidade de vida, bem como nos livrar de determinadas doenças crônicas na fase adulta.


A importância da nutrição durante todo ciclo da vida é absolutamente óbvia. O homem para sobreviver precisa se alimentar. Desde as mais antigas civilizações, o homem tem buscado o prolongamento de sua existência ou pelo menos postergar os efeitos do envelhecimento, surgindo assim procedimentos e poções infalíveis que aparecem e desaparecem seja pela falta de sustentação, seja pela insuficiência comprovada ao longo dos anos.    
Desse modo, a educação alimentar pode contribuir para promoção e proteção da saúde. A Política Nacional de Alimentação desde 1999 vem somando esforços no intuito de promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. 
A população brasileira tem vivenciado consideráveis mudanças nos padrões alimentares desde as últimas décadas favorecidas pela globalização. O modo de se alimentar do brasileiro mudou e consequente sua maneira de perceber o alimento. As preferências por alimentos ricos em açúcares, sal e óleos passam a compor o prato da grande maioria de brasileiros.   
Uma alimentação equilibrada inclui verduras, legumes frutas e também alimentos rico em proteínas. Quem está em idade de crescimento, como você, necessita ter uma alimentação  saudável em quantidades suficientes  para um bom desenvolvimento do corpo.
O problema mais grave em relação ao tema abordado consiste na aceitação e posterior mudança dos padrões culturais vigentes.

Reflita caro estudante.






"Faça do seu alimento o seu remédio" (Hipócrates)¹

_________________________________________

Hipócrates¹ - Há 2 500 anos, no século V a.C., nasceu um homem que mudou o conceito de Medicina, transformando-a numa Ciência. Esse homem foi Hipócrates, considerado o "Pai da Medicina". Nascido em Cós, onde a medicina estava em progresso na época, e pertencendo a uma linhagem de médicos, era quase inevitável que Hipócrates também se dedicasse à Medicina.